Sobre  a empresa

A empresa Nocemar Super Troca de Óleo LTDA.ME., especializada em lubrificação automotiva, foi fundada em junho de 1980, com sede no Grande ABC, em São Bernardo do Campo (SP) por dois sócios, o senhor José Noce e o senhor Waldemar de Oliveira.

O grupo empresarial Rocco iniciou suas atividades em março de 1989, quando a senhora Cezarina Aparecida Rocco adquiriu cinqüenta por cento da empresa Nocemar, cinqüenta por cento estes pertencentes ao senhor José Noce e, o senhor Waldemar de Oliveira passou os outros cinqüenta por cento ao seu filho Celso de Oliveira.

A empresa Rocco começou a possuir características peculiares de empresas familiares, conforme o texto abaixo:

“as empresas familiares… Várias razões o levam para tomar a decisão de investir em um ramo qualquer de negócio, muitas vezes não tendo o conhecimento mínimo necessário do ramo em que começa a atuar ou que vai atuar.”

 

Porém, seu espírito empreendedor faz com que o mesmo aprenda as peculiaridades do negócio através
de tomadas de decisões intuitivas, as quais oras são acertadas, oras erradas, mas mesmo assim sua abnegação torna-se clara para a continuidade do negócio. Desta forma, a administração do negócio
reflete a personalidade do empreendedor”.

Desta mesma forma a Senhora Cezarina administrou a primeira loja Rocco, com erros e acertos, contudo existiam dois itens que se destacavam dos demais:

Vontade e persistência de que o negócio pudesse prosperar.

Foram esses sentimentos que a levaram a fazer um convite ao seu filho caçula Marcelo Rocco, a auxiliá-la na administração do seu negócio.

A decisão foi tão acertada que em menos de um ano, mais especificamente em 1992 , o senhor Marcelo estava adquirindo os outros cinqüenta por cento da empresa Rocco.

Outra característica das empresas familiares se apresenta, como segue a nota:

“‘Alguém me deu uma chance para…, e eu não podia perdê-la’.
O empreendedor geralmente explicita essa versão dizendo:

“Se a vida lhe dá limões, faça uma limonada”.

Nesse caso:

“Se você tem oportunidade para comprar limões baratos, venda limonada”.

E assim o senhor Marcelo agarrou esta oportunidade.

Com o espírito empreendedor ainda mais agressivo que o da sua genitora, ele começou vários empreendimentos na empresa Rocco, como a aquisição de uma linha telefônica, implantação de controle de estoque (por kardex), novos serviços como sistema de exaustão, frenagem, suspensão etc.

Em 1993 o senhor Marcelo ingressou na Faculdade de Administração de Empresas (IMES),
pois estava notando que suas decisões já não podiam ser somente intuitivas.

Em 1995 o senhor Marcelo começou a aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade, como a delegação de tarefas entre seus funcionários. O primeiro passo foi delegar o cargo de gerência ao senhor
Jailson Soares de Medeiros.

O método utilizado para escolha desta pessoa foi o de meritocracia.  Este método é o que se caracteriza por um colaborador estar interessado em sempre estar aprendendo, se envolvendo nos assuntos
referente à empresa em que ele trabalha.

Em mil novecentos e noventa e seis o senhor Marcelo prevendo uma boa oportunidade de crescimento
na região, adquiriu a segunda loja também no Grande ABC, em São Bernardo do Campo.

Dois anos depois adquiriu uma terceira loja, também em São Bernardo do Campo.

O “lay-out” da sede foi modificado e também implantou-se as ferramentas administrativas:

“5S”, e “Just-in-time” para redução de estoques.

O intuito do Sr. Marcelo atualmente é ampliar a sua rede de lojas  procurando oferecer um serviço diferenciado que o ajude a se destacar dentro deste nicho de mercado.

Biografia Marcelo Rocco

Nascido em 08 de julho de 1972 em São Bernardo do Campo, onde reside até hoje. Em 1991, formou-se técnico Laboratorista Industrial pela Escola Técnica Estadual Lauro Gomes. Em 1996, graduou-se em Administração de Empresas – Gestão de Negócios pela Universidade de São Caetano do Sul. Em 2002 concluiu o MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em 2010 graduou-se da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, desde junho de 2011 exerce a Advocacia.

Empresário desde 15 de Março de 1992 está à frente da Rocco Lubrificantes e Escapamentos LTDA-ME com sede em São Bernardo do Campo. Atualmente a empresa conta com três pontos de distribuição, nos bairros Taboão, Paulicéia e Rudge Ramos.

É casado com Glaucia Yumi Uraue, pai de três filhos: Victor Tsutomu – Aspirante a oficial da Marinha do Brasil, Ana Carolina – estudante do ensino médio e Hector Makoto – aluno do Curso Preparatório de Cadetes do Ar da Aeronáutica.

Está sendo indicado à Presidência do Partido Progressista 11 em SBC, está a servir como Assistente de Cerimonial da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

Foi um dos fundadores da Comunidade São Martinho em São Bernardo do Campo. Foi eleito membro da Congregação/2009 – órgão máximo de deliberação da FDSBC – e, na gestão de 2010 atuou como coordenador da Organização Política do Centro Acadêmico XX de Agosto – órgão que representa os discentes da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Por ser apaixonado pela Língua Portuguesa, se preocupar com o próximo e procurar agir com humanismo, tornou-se membro do ELOS Clube da Comunidade Lusófona e em setembro de 2011 foi eleito Governador do Distrito Elista 02 desta digníssima Instituição.

Saudações Elistas!